Cirurgia refrativa é todo procedimento cirúrgico que tem como objetivo corrigir os erros de refração do paciente, principalmente miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Com esse conceito, percebemos que a cirurgia moderna de catarata é também uma cirurgia refrativa, já que as novas lentes intraoculares permitem a correção dos mais variados graus.
A mais conhecida cirurgia refrativa utiliza um laser para a correção do grau dos olhos, através de sua aplicação na córnea. As técnicas mais conhecidas e realizadas hoje em dia são o PRK (photorefractive keratectomy) e o LASIK (laser assisted in- situ keratomileusis).
No PRK, o laser é aplicado diretamente na superfície da córnea após a retirada da sua camada mais externa, sem necessidade de cortes. Já no LASIK, faz-se um corte na camada intermediária da córnea para que o laser seja aplicado, recobrindo novamente com a própria córnea.
A recuperação visual do PRK é mais lenta, e a cirurgia gera um maior desconforto no pós operatório inicial quando comparado ao LASIK, mas por não necessitar de corte, em muitos casos é indicado pela maior segurança do procedimento.
Qualquer pessoa que tenha erros de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia), desde que não tenha contra indicações por doenças da córnea ou outras doenças oculares específicas, pode ser submetida à cirurgia.
Em geral espera-se o mínimo de 21 anos de idade devido a maior estabilidade ocular e da córnea para a realização da cirurgia. Quanto à idade máxima, não há nenhum impeditivo para sua realização, mas em casos de catarata concomitante opta-se por retirar o cristalino opacificado e substituí-lo por uma lente intraocular capaz de corrigir/minimizar o grau do olho.
Rua Porto Alegre, 359
Bairro Brasil - Itu, SP
CEP: 13301-470
(11) 4024-0126
(11) 4025-4048
(11) 4025-0042
Todos os Direitos Reservados | 2020