
Hábitos diários para uma melhor visão
Costumo dizer que tudo que é bom para nosso coração e nosso organismo em geral faz bem também para nossos olhos.
Ou seja, manter uma alimentação rica em nutrientes variados e pobre em gorduras ruins, fazer atividades físicas regularmente, evitar o tabagismo e o uso excessivo de álcool, são medidas que previnem várias doenças oculares.
A ingestão de ômega-3 e ômega-6, presentes em peixes como salmão, sardinha e atum, e frutos secos como amêndoas, nozes e castanha de caju, é importante para uma boa produção da lágrima, que atua lubrificando e protegendo nossos olhos. A luteína, um carotenoide presente em alimentos como couve, espinafre e ovo, atua como antioxidante e previne doenças da retina, entre elas a degeneração macular, uma doença que afeta nossa visão central e é cada vez mais frequente em idosos. A vitamina A, muito associada à cenoura, mas também presente na gema de ovo e óleos de peixes, é importante para enxergarmos bem em ambientes pouco iluminados. E outras vitaminas antioxidantes, como C e E, eliminando radicais livres que colaboram na formação da catarata.
Para termos uma boa saúde ocular, também devemos preservar nossos olhos do excesso de radiação solar e luz azul presente em dispositivos eletrônicos tão usados no nosso dia a dia. Para isso, devemos usar óculos escuros com proteção UVA e UVB em dias muito ensolarados, e evitar tempo excessivo na frente de telas de computador, tablet e celular.
Por fim, uma boa higiene diária dos cílios e das áreas próximas nas pálpebras, seja com sabonete líquido infantil ou com soluções próprias para esse fim, são medidas que ajudam a melhorar a saúde dos olhos.