
Urgências Oftalmológicas
Muitas vezes a consulta ao oftalmologista deixa de ser programada, já que várias afecções podem acometer os olhos e seus anexos de maneira inesperada.
Entre elas temos as conjuntivites, hordéolo, corpos estranhos e outros traumas oculares, perda visual súbita, dor ocular e olhos vermelhos por diversas causas.
A causa mais comum dessas visitas urgentes ao oftalmologista são as conjuntivites. Em geral o paciente passa a apresentar olhos vermelhos, coceira, ardência, secreção e inchaço nas pálpebras de início súbito. Estes sinais e sintomas podem ser comuns aos diferentes tipos de conjuntivite, podendo ser viral, alérgica, bacteriana, tóxica etc, e só o médico oftalmologista poderá diferenciá-los e orientar o tratamento adequado. De forma geral, lavar bem as mãos, evitar coçar os olhos e fazer compressas frias locais são medidas que ajudam em todo tipo de conjuntivite.
Outra causa comum de visita urgente ao oftalmologista é o hordéolo, mais conhecido como terçol, que se apresenta como pálpebra inchada, vermelha e dolorosa. Deve ser sempre avaliado pelo especialista, pois muitas vezes necessita de drenagem da lesão e uso de pomadas e/ou colírios que contenham antibióticos.
A procura urgente ao consultório muito frequentemente se deve a traumas oculares, sejam contusos ou perfurantes. Nestes casos, a gravidade pode ser maior e o cuidado na avaliação redobrado. Corpos estranhos na córnea ou conjuntiva quando presentes necessitam de retirada sob anestesia tópica e biomicroscopia pelo oftalmologista, o único profissional que possui o treinamento e aparelhos específicos para esse fim.
O descolamento de retina é uma causa grave de perda visual súbita, sendo muitas vezes precedido por sintomas como percepção de flashes de luz e aumento das moscas volantes, e quando diagnosticado e tratado precocemente tem ótimo resultado.
Muitas outras alterações e anseios por parte do paciente podem exigir uma consulta oftalmológica urgente. O importante é saber que o diagnóstico pelo especialista não deve ser adiado, pois pode mudar o resultado final e preservar a função visual.